Estamos apenas no terceiro dia de competições do pan de Guadalajara, mas a emoção já controla todo mundo. No vôlei, natação, taekwondo e outros tantos esportes já fazem os brasileiros tremerem e e soltarem o grito de "É OURO !!!". A primeira medalha do Brasil foi a de prata, no pentatlo moderno, conquistada por Yane Marques (que aparece na imagem). No quarto dia de competições, o Brasil já soma 9 medalhas de ouro, 6 de prata e 8 de bronze, totalizando 23 medalhas. Os EUA continuam com sua supremacia e já soma o dobro de medalhas douradas do Brasil, 16 pratas e 12 bronzes.
Os priemiros colocados são:
1º Estados Unidos
2º Brasil
3º México
4º Colômbia
5º Argentina
6º Canadá
7º República Dominicana
8º Venezuela
9º Cuba
10º Chile
Os mascotes do Pan são o Gavo, a Huichi e o Leo. Gavo é um cacto, comum no país e é usado para fazer a famosa tequila. Huichi é um cervo fêmea e preserva as tradições Huichól e esta tribo, além de dar nome a personagem, cultuava o fogo e o cervo. Leo é um leão que representa a bandeira de Guadalajara que tem dois leões.
O Pan - Americano teve inicio em 1951, em La Plata, Argentina, onde a mesma acabou na primeira colocação. Após esse Pan, o único em que os EUA não acabou em primeiro foi em 1991, no Pan de Havana, em Cuba, no qual o país sede levou a melhor. No Brasil, o primeiro Pan foi em 1963, em São Paulo e em 2007, no Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário