Ex-colônia da Espanha e da Colômbia, o Panamá hoje é conhecido pelo famoso Canal do Panamá. Descoberto em 1501, o país tem muitos munumentos históricos, a maioria vem dos povos pré-colombianos que habitaram a região.
O Panamá corresponde pela área mais estreita das Américas, motivo pelo qual o Canal do Panamá foi construido lá. Essa área liga a América Central com a do Sul. O país apesar de ser sub-desenvolvido, tem altos índices de desenvolvimento e uma economia relativamente forte. O Canal do Panamá tem 81 KM de extensão e é usado por 5% de todas as embarcações do mundo. Suas comportas pesam 745 toneldas cada uma e têm 140 metros de altural. Muitos se enganam em imaginar que o Canal do Panamá foi um sonho apenas dos estadunidenses. Ainda em 1523 a Espanha tentou. O projeto consistia em levar as embarcações de trem, obviamente não deu certo.
A França também tentou em 1878,com o projetista do Canal de Suez no, Egito, mas somente os estadunidenses conseguiram terminar o projeto. O projeto dos EUA começou em 1903, com um acordo entre Estados Unidos e Colômbia. O projeto terminou em 1913 e para muitos é até hoje o símbolo do domínio, ou a tentativa, dos EUA sobre os países sub-desenvolvidos da América. Os EUA passaram o controle do Canal em 2000 para o Panamá. Hoje o Panamá é um dos países mais desenvolvidos da América Central. Com uma população de cerca de 3,200 milhões de habitantes, o Panamá tem como pontos fortes a o turismo, que cresceu muito, principalmente entre os idosos, já que o governo baixou juros e incentivou a vinda deles parao país. O sucesso foi tão grande que hoje o Panamá é um dos melhores lugares para se aposentar no mundo. Outro ponto forte do país é a prestação de serviços. O principal é o setor bancário. A agriculta também é farta, produzindo banana, cana-de-açucar, arroz, milho e outros. Hoje provavelmente o melhor lugar para passar as férias na América Central é o Panamá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário